Wednesday, May 30, 2007

"Why is the rum gone?"

Hollywood está sofrendo de uma maldição até mais aterrorizante que a do Pérola Negra: a maldição dos roteiros das continuações.

A nova onda do maremoto é criar um filme excelente, apresentar cenas e personagens impactantes, criar altas doses de expectativa e aí... tropeçar nas pernas e frustar todo mundo nas seqüências. Melhor ainda: não saber mais terminar ou resolver aquilo que foi criado. Tudo começou com "Matrix" - divisor de águas sob diversos aspectos - que derivou as porcarias "Reloaded" (um dos piores filmes que já tive o desprazer de assistir) e "Revolutions". Veio o Aranha, coitado, que enganou por mais tempo (o 2º foi ainda superior ao bom primeiro), e agora a maldição faz sua nova vítima: o CAPITÃO Jack Sparrow.


Piratas do Caribe 3: Até o fim do mundo é um filme de ação vertiginosa, cenários espetaculares, cenas de batalha intermináveis... e que dá um sono danado. É como eu li numa crítica do filme: você pode assistir uma cena mirabolante de batalha que dura 25min, mas depois duns 10 as coisas começam a perder um pouco da graça. Parece que você começa a ficar um pouco anestesiado com aquilo tudo, e é quando vem o primeiro bocejo. O roteiro é bastante rocambolesco, mas apesar disso não deixa o espectador perdido ou ofende a inteligência (deixaram isso pro filme do Aranha). Mas de tão complicadinho precisaram até multiplicar o Jack Sparrow, ao que parece, pra que ele próprio pudesse entender o que se passa na história. Um só não tava dando conta.

E infelizmente essa complexidade toda tem um preço: transforma uma das duplas criador/criatura mais inovadoras do cinema (J.Depp/J.Sparrow) em meros coadjuvantes do que se passa em torno deles. É tipo assim: o filme vai acontecendo, as cenas vão passando, e de vez em quando aparece o Jack Sparrow e solta uma (uma ótima, diga-se de passagem). O que é uma pena, porque Depp tem o domínio completo do personagem, encontrou de fato o seu alter ego. A química entre eles é tão natural, tão agradável que quem está assistindo não escapa da impressão de estar a todo o tempo vendo um velho amigo em cena. É um personagem maravilhoso, sem dúvida, totalmente fora dos padrões de protagonistas de ação: bonitões, heróicos, calculistas, sóbrios, indestrutíveis. O cara parece que vive mamado, é estabanado, prima pelo improviso pra sair das situações. Um barato. E infelizmente pouco aparece.

Geoffrey Rush também deu um belo trato no seu Capitão Barbossa, outro que tem tiradas brilhantes em seus diálogos, rivalizando com Jack Sparrow quase à altura. Faltou muito pouquinho. Dois personagens maravilhosos.

Quem for ao cinema esperando diversão pura e simples vai gostar. Quem esperava encontrar mais do pirata mais cara-de-pau do pedaço pode se decepcionar um pouco.
Melhor que o segundo, porém anos-luz atrás do primeiro filme da série, este capítulo brinda os espectadores com algumas referências a clássicos do cinema. Dizem que tem até "O Império Contra-Ataca" na parada, mas esse eu confesso que não pesquei. Vou deixar as mais artísticas para Bruno e MH, enquanto Julio me ajuda com as mais pop. Vi sim, referências à "Janela Secreta" (com o próprio Depp) e uma brilhante, que fez valer cada centavo do meu ingresso, ao clássico "Era uma vez no Oeste". E eu quase delirei no cinema.

11 Comments:

At 5:29 PM, Blogger Victor said...

Não vi nem o 2 ainda.
Mas vou vê-los.
O 1 é muito maneiro.

 
At 5:30 PM, Blogger Victor said...

Reloaded é lixo
Revolution só a música dos Beatles, cujo álbum Sgt. Peppers completa 40 anos hoje:
http://blagol.blogspot.com/2007/06/enquanto-isso-na-sala-de-justia.html

 
At 5:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu quero que "Era Uma Vez no Oeste" se exploda.

Quero saber de referências à Silverado

Abraços,
o Mussum do Oeste

 
At 5:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu quero é explodir Danny Glover

Homem

 
At 5:36 PM, Anonymous Anonymous said...

Estou velho demais para isso.

 
At 4:01 AM, Blogger Gaburah said...

This comment has been removed by the author.

 
At 4:02 AM, Blogger Gaburah said...

This comment has been removed by the author.

 
At 4:04 AM, Blogger Gaburah said...

Alguém falou em Silverado?
http://gaburas.multiply.com/reviews/item/1

Savyy?

 
At 3:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Ainda não vi - estou traumatizada com o Aranha até agora. Gosto muito do Sparrow, mas confesso que aturar o Queixo Knightley e Orlando Bloom pela terceira vez, hum, não sei, não... Acho que vou esperar sair em dvd.

 
At 2:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Concordo com MH...

 
At 2:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Anonymous sou eu! hehehehe

 

Post a Comment

<< Home