Thursday, November 16, 2006

Infiltrados em Stepford

Como todo mundo sabe, eu devo ser a única pessoa do mundo que não acha graça nos filmes do Scorsese. Sim, ele fez muitos, todos diferentes e é um bom diretor de atores. "Taxi Driver" certamente marcou toda uma geração, "Alice Não Mora Mais Aqui" é um clássico dos workshops para futuros roteiristas, "Cassino" nos deu possivelmente a melhor atuação de Sharon Stone e "A Época da Inocência" é um filme bonito (arruinado pelo penteado de Michelle Pffeifer, mas bonito). Em 2004 eu quase me rendi com "O Aviador", mas o filme é longo demais, Di Caprio é jovem demais e Kate Beckinsale como Ava Gardner... francamente.

Mas 2006 é o ano do cara, porque todo mundo está adorando "Os Infiltrados". Então, eu resolvi que ia adorar "Os Infiltrados" também. Comprei meu ingresso, me acomodei na poltrona do cinema, tive que aturar o trailer do filme do Kevin Costner pela milésima vez, tive que aturar o trailer de "Eragon"(dublado, ainda por cima), tive que limpar as lentes do meu óculos duas vezes - tudo isso porque eu queria muito adorar o novo-super-maravilhoso-revolucionário-arrebatador filme do Scorsese.

Enfim.

O filme é chato. O roteiro tenta ser confuso de propósito, para a trama parecer intrincada. Os personagens parecem programados para agir sempre da mesma maneira - não há nenhuma nuance. São robôs, como as mulheres em Stepford. Matt Damon está lá, com a velha cara de origami mal-feito, tentando ser frio e calculista, mas ele já fez isso antes - e melhor - na franquia do Bourne e no "Talentoso Ripley". O personagem de Matt Damon é um cara chato, que sequer parece inteligente e ambicioso como deveria ser. Leonardo di Caprio já foi um ótimo ator, mas agora que a sua testa está permanentemente franzida (podia rolar um Botox, não?) e ele cismou em ser James Dean, suas atuações são todas parecidas - como as músicas do Djavan. Ele também já fez isso antes - e melhor - em "The Basketball Diaries" e até mesmo no próprio "Aviador". E, para completar, meu querido Jack Nicholson também não contribui muito para o casting, porque (correndo o risco de soar repetitiva) tenho que confessar: ele já fez isso antes também. Aliás, ele vem fazendo isso a vida inteira.

Marky Mark (eu a-do-ro usar o velho nome de guerra dele) não está mal, mas a coisa é toda tão equivocada que, no final das contas, who cares? Alec Baldwin e Martin Sheen podiam estar em um episódio qualquer desses 'Law and Order' da vida, que não faria a menor diferença. E ainda enfiaram uma psicóloga que passa duas horas sem dizer a que veio. Podia pelo menos ser uma psicóloga gostosinha, mas nem isso.

As grandes reviravoltas, o grande plot point... bom, eu devo ter perdido essa parte. O filme é medíocre (sem ofensas), medíocre no sentido etimológico de 'na média'. Não é um grande roteiro, não é uma direção inovadora, não tem uma edição eletrizante, nem atuações inesquecíveis. Ou seja, saí do cinema sem conseguir jogar a minha moedinha no chapéu do Sr. Scorsese. Ele fica lá, esticando a mão, mendigando um posto entre os meus diretores favoritos, mas eu simplesmente não consigo gostar do cara.

Será que são as sobrancelhas?

11 Comments:

At 4:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Bem eu gosto muito Scorsese, e acredito que ele não fique esticando a mão para ninguém ( ele não precisa mais disso não...fez filmes memoráveis, ao contrário de muitos...como o cara que fez o atual O Fantasma da Opera por exemplo... hehehehe ), mas concordo com a Heloísa, também não entendi todo o alarde em cima deste filme, tantas críticas positivas. Como assim??? É um filme correto, pequeno, sem grandes ambições...Mas obra prima???? Meeeeenooooosssss genteeee! O elenco não me agradou, não gosto do Di Caprio ( ele não me convence), tenho a sensação que ele vai sacar um pirulito de repente... parece um garotinho brincando com armas de plástico! Matt Damon é sempre Matt Damon, como Ripley achei que ele fosse bom ator, mas ele continuou sendo Ripley em todos os outros filmes, inclusive em Os Inflitrados, Ripley quem diria acabou em Boston! Bem Jack Nicholson é grande, é um ator suberbo não há dúvida, mas infelizmente não surpeende mais...é sempre Mefistófeles, Goethe deve estar cansado...quanto a direção do Scorsese sou suspeito para falar, acho-o genial, como poucos nos EUA...nesse filme ele escolheu dirigir timidamente, é uma direção convencional, e não digo que isso seja ruim, o filme tem uma atmosfera pequena, e esse estilo de direção encaixa como uma luva num roteiro despretensioso...talvez a pretensão agora seja da crítica especializada ávida por ver Martie levar finalmente o seu merecido Oscar...

 
At 4:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Gente ñão me chamo anonimo! Me chamo Bruno!!!!!! Hehehehehhe...

 
At 5:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Gente esrevi SUBERBO em vez de SOBERBO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! FOI MAL!!

 
At 11:55 AM, Anonymous Anonymous said...

Essa mulher...
Gostei pra caramba do filme, mas confesso que sou um cara fácil de ser convencido. Talvez tenha gostado tanto justamente pq ele está anos-luz atrás da magnitude/excentricidade/soberba de "Gangues de NY", esse sim pretensioso até dizer chega.
Não espero nada do Damon além daquilo ali, o de sempre, a cara de origami da MH e o Ripley do Bruno.
Nicholson quase escapou da minha língua, mas mais uma vez um tom acima. Apesar de gostar dele (é o cara que eu sempre imaginei como o Wolverine - não que o Hugh Jackman precise levar isso a mal. Aliás, aguardo os comentários d'O Grande Truque).
Adoro falar mal do Leonardo Titanic, quase tanto quanto do LeoPardo Burla, mas desta vez gostei do personagem dele. Pode ser que o fato de ter que dividir a tela com outros grandes tenha feito bem ao rapaz... mas continuo sem paciência para com ele.
Dois destaques pra mim: Mark Wahlberg, que desta vez nem precisou rebolar (vai lá, MH, "feel the vibration...", uhul!) e ganhou um personagem divertidaço, tipo aquele que aparece pouco mas rouba a cena, aquele que acaba o filme e a gente fica: "Porra, mas aquele cara podia ter aparecido mais, hein..."; e Alec Baldwin, cuja canastrice me faz rir involuntariamente. Parece que nem ele tava se levando a sério, e aí foi pura diversão. Adorei.
Mas MH, o trailer do Eragon é bom, pô...

 
At 9:44 AM, Anonymous Anonymous said...

Vamos a um momento bumbada na pausa:
alguém sabe onde enfiaram o Carlinhos Brown quando deu merda em "Velocidade Máxima 2"?
DeFoe, DeFoe... se não fossem o vampiro e o Duende...

 
At 3:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Cara, a gente precisa baixar esse clip URGENTE. Que vexame. Pior é pior que 'Feel the Vibration' é o melhor ator do filme. Se o resto levar Oscar, eu me aposento!

 
At 4:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Só pra constar: o cara do New Kids é irmão do Marky Mark.
E o cara domina o tópico, senhoras e senhores...

 
At 2:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Jack Nicholson de Wolverine????????? KKKKKKKKKKKKKK! Gente menos...só em uma versão santânica ou em uma comédia...não imagino o Nicholson com aquelas garras, ia ser uma pagação de mico!!! Ele é o eterno Curinga.

 
At 2:22 PM, Anonymous Anonymous said...

O dia que Di Caprio for um bom ator ( até era no passado, mas agora é dureza..) Marlon Brando, Spencer Tracy, James Stewart, Marcello Mastroianni e Jack Lemmon vão tremer no túmulo.

 
At 9:38 AM, Anonymous Anonymous said...

A discussão Wolverine ganhou um tópico especial. E o barraco continua! Quero ver agora vcs montarem o casting COMPLETO!

 
At 4:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Bem, só pra constar: Scorsese manda um abraço para MH.
Oscar 2007 de Melhor Filme e Melhor Diretor, mais Roteiro Adaptado e Montagem.
Oscar entregue por George Lucas, Spielberg e Ford Copola. E o grande consagrado da noite.

 

Post a Comment

<< Home