Sunday, November 26, 2006

Almodóvar volta para a luz

Não estava disposta a ver 'Volver' - até o mesmo trocadilho me parecia banal. Mas fui e gostei. E não só gostei do filme, como gostei de Penélope Cruz. Não sei se é a maquiagem, o cabelo ou a bunda de isopor: bati os olhos nela e fiquei encantada. A primeira cena do filme já é belissíma (outro trocadilho involuntário: Almodóvar se inspirou em Anna Magnani em 'Bellissima' para compôr o personagem de Cruz) e o final é comovente. Resumindo: o melhor filme dele, desde "Tudo Sobre Minha Mãe".

Lógico que ele continua higiênico demais. Ainda tenho saudade do Almodóvar mais kitsch da primeira fase, o cara que fez "A Lei do Desejo", "De Salto Alto", "Ata-me!" e etc. Mas depois de "Carne Trêmula" ele quis ser mais sofisticado, mais Hitchcock e menos Buñuel. E desde então, tem apresentado uma filmografia irregular, que acerta em "TSMM", mas erra feio em "Fale com Ela". Aquele momento Caetano Veloso, cantando cucurucucupaloma ocupa o segundo lugar das cenas mais constrangedoras do cinema (pra quem ainda não sabe, a mais constrangedora de todos os tempos é Camila Morgado em "Olga" falando "EU ESTOU GRÁVIDA DE LUIS CARLOS PRESTES", com aquela voz de mulher séria, digna e chata que ela tem).

Mas 'Volver' é um filme mais modesto, menor, que se limita ao universo feminino (Bruno tem razão quando diz que Almodóvar tende a fazer filmes melhores quando transita nesse universo). E ver todas aquelas mulheres maravilhosas atuando amolece até um Pedro de Lara como eu. Confesso até que interceptei uma lágrima na cena em que Cruz dubla um tango de Gardel.

Enfim, é um filme bonito, que merece ser visto sem preconceitos - até mesmo para quem viu Penélope sentada no vaso no trailer (ouviu, Gustavo?) e pensou 'ninguém merece'. Agora é torcer para Almodóvar continuar na luz e não voltar para dentro da televisão hollywoodiana em que estava preso até agora. E de preferência, sem Caetano Veloso.

3 Comments:

At 12:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Não é à toa que Nelson Gonçalves fez uma música para Gardel... Mas, pelo que me lembro, não houve uma lágrima, e sim uma torrencial emotiva.

 
At 11:01 AM, Anonymous Anonymous said...

A culpa não pode ser do Almodóvar... a culpa sempre é do Caetano, aquela M.
Não vou ver um filme cujo trailer tem a Penélope Cruz perguntando quem peidou... pra isso ando com LeoPardo e seus Blue Caps.

 
At 11:37 AM, Anonymous Anonymous said...

O melhor de Almodovar disparado é Carne Trêmula!
Pelo andar da carruagem, ele nunca mais vai fazer um filme como esse.
E quem é Penélope Cruz?
Fraca!
Perna fina!
Nariz de Luciano Huck!
Talento de uma porta!
Nada que me faça ir ao cinema e pagar o ingresso...nunca mais!

 

Post a Comment

<< Home