Sunday, January 28, 2007

Dica de clássico: "A Noite do Iguana"

Mais um filme baseado em uma peça de Tennessee Williams que deu muito certo. Filmado em 1964 por John Huston, o filme tem atuações brilhantes de Richard Burton e Deborah Kerr. Mas o grande destaque fica mesmo com Ava Gardner, que vivencia a sua Maxine intensamente, atuando até mesmo quando não está em primeiro plano. É raro assistir uma performance assim: contundente, mas ao mesmo tempo tão despojada. Vendo a Maxine de Ava tive uma saudade dos bons atores 'da antiga', sobretudo os que entendiam que era preciso transformar o ego em algo sublime. Vejam e comparem com a atuação preciso-ter-meu-solilóquio de Al Pacino, por exemplo.

O roteiro é impecável, graças ao excelente texto de Williams, que sempre rende diálogos memoráveis, daqueles que a gente tem vontade de anotar. É, de fato, um filme para ver e rever, para digerir com calma. E deve ser entendido como uma peça - ação limitada, confinamento de tempo e espaço, verborragia, pausas propositais. Tudo bem que o filme tem lá as suas coisas datadas e cafonas - a iguana metafórica, os beach boys com as maracas - mas ainda assim é constrangedoramente melhor e mais honesto do que bombas recentes como a 'pérola' do Scorsese - toda vez que eu me lembro daquele ratinho no final, eu quero matar a Academia.

Labels:

5 Comments:

At 12:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Refresque minha memória: que ratinho??

 
At 6:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Refresque minha memória 2:que ratinho??

 
At 4:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Caraca, meninos, na última cena do filme... uma parada totalmente desnecessária... um ratinho caminhando no parapeito da janela. Lembraram?

 
At 5:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Cara, confesso que essa imagem me é familiar... mas lembrar que é bom, lembro não.
Como eu sou volúvel! Ou volátil!
Mas mesmo assim tô encabeçando a torcida do Marky Mark. E quero coro!

 
At 2:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois é o ratinho é duro viu...bem Ruivão, depois dessa bela análise sobre A Noite do Iguana, filme que adoro não tenho mais o que comentar....

 

Post a Comment

<< Home