Sunday, December 03, 2006

Dicas de Clássicos - Hollywood

Nosso bom amigo Affonsinho sugeriu o tópico e aqui está: vou começar com meu top 10 dos clássicos americanos. Esclarecendo, de cara, que quase todos os diretores dos meus clássicos americanos prediletos ... são gringos! Não é curioso que os criadores oficiais do 'american-way-of-life' não sejam produto dos EUA? Mas isso já é um outro papo - ou tópico.

1. "Crepúsculo dos Deuses", 1950, de Billy Wilder (austríaco)

Um dos melhores roteiros do cinema - sem exageros. Impecável. Elenco perfeito e insubstituível (com destaque óbvio para Gloria Swanson), diálogos inteligentes, história quase dark. Direção genial do grande Billy Wilder, que produziu outras obras-primas como "Pacto de Sangue" (1944), "Testemunha de Acusação" (1957) e "Se Meu Apartamento Falasse" (1960).

2. "A Malvada", 1950, de Joseph L. Mankiewicz

Para quem nunca viu um filme com Bette Davis (talvez uma das maiores atrizes de todos os tempos), a melhor pedida é começar com 'A Malvada'. A trama é engenhosa, cruel. O roteiro é uma pérola. E é um filme que perdura na cultura pop até hoje, uma verdadeira referência cultural/cinematográfica. Para quem não sabe, o "Tudo Sobre Minha Mãe" do Almodóvar foi uma homenagem ao clássico (o título original da "Malvada" é "All About Eve") e a novela "Celebridade" do Gilberto Braga também. Obviamente, o produto original é o produto original. Consumam, é de excelente qualidade.

3. "Janela Indiscreta", 1954, de Alfred Hitchcock (inglês)

O meu favorito de Hitch. Todos os filmes dele são obras-primas, mas se eu tivesse que escolher só um, ficaria com "Janela Indiscreta". E explico: nenhum outro cineasta (vivo ou morto) conseguiria desenvolver com tanta maestria uma trama de suspense que se resume a um fotógrafo de perna quebrada, que testemunha um assassinato no prédio em frente sem querer. O filme é praticamente isso: James Stewart na janela, vigiando os vizinhos. E é de tirar o fôlego. Destaque para Thelma Ritter, como a enfermeira e para a inexplicavelmente linda Grace Kelly (o melhor close dela está nesse filme). Para os que não acreditam que Hitchcock é capaz de fazer qualquer coisa, experimentem ver "Festim Diabólico". Rodado praticamente todo em plano-sequência. Uma aula de cinema.

4. "Cantando na Chuva", 1952, de Stanley Donen e Gene Kelly

O meu filme favorito. De todos. De todos os tempos. O que eu levaria para uma ilha deserta. Não tem o que comentar: é debochado, inteligente, genial. Mesmo para quem não gosta de musicais.

5. "Quanto Mais Quente, Melhor", 1959, de Billy Wilder

Uma das melhores comédias já feitas até hoje. E, de quebra, com um dos meus atores favoritos (Jack Lemmon) e com a minha querida Marilyn Monroe.

6. "Um Bonde Chamado Desejo", 1951, Elia Kazan (turco)

Visceral. Inesquecível. Não pode ser traduzido em palavras. Vejam, pelo amor de Deus.

7. "Do Mundo Nada Se Leva", 1938, de Frank Capra (italiano)

Frank Capra foi o grande otimista do cinema americano, especialmente no período da Segunda Guerra. Os filmes dele são idílicos, pueris, inocentes. Mas engraçados, repletos de bons atores e de histórias românticas. Vale a pena conferir pelo menos um, nem que seja o badaladíssimo "A Felicidade Não se Compra". Eu escolhi o outro por razões sentimentais: era um dos filmes favoritos do meu pai.

8. "O Mágico de Oz", 1939, Victor Fleming

O must da minha infância. Não dá para não ver.

9. "Casablanca", 1942, de Michael Curtiz (húngaro)

Nada faz sentido. O roteiro é um lixo. Ingrid Bergman confessou anos depois que nem ela sabia o que estava fazendo, que ninguém explicava nada direito e os diálogos eram escritos na hora. O filme não tem uma premissa plausível, os flashbacks são risíveis e Bogart nunca esteve tão canastrão. Mas, poxa, é o clássico dos clássicos, e tem "As Time Goes By". Perdoadíssimo.

10. "... E O Vento Levou", 1939, de Victor Fleming

Cara, tem Vivien Leigh fazendo Scarlet O'Hara. Simplesmente o MELHOR personagem de todos os tempos. A melhor adaptação de um romance para o cinema já feita, não tem uma cena sequer sobrando. Um épico mágico. Eu vejo todo ano. E é pouco.

Olha, essa é só uma primeira lista. Já sei que vou me lembrar de pelo menos mais trinta assim que terminar de postar. Preciso colocar filmes com as grandes divas de Hollywood: Marlene Dietrich, Greta Garbo, Ava Gardner, Katherine Hepburn, Elizabeth Taylor... Ufa! Vai dar trabalho.

Labels:

14 Comments:

At 6:12 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 6:15 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 6:18 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7:11 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7:17 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 5:35 AM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 12:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha, ainda bem que a Heloísa não incluiu a Noviça Rebelde na lista dela...O Mágico de Oz já é duro de aturar...mas sou suspeito, odeio musicais...mas Cantando Na Chuva eu adoro! Hehehhehehehe....

 
At 12:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Casablanca é um dos meus clássicos favoritos! Tudo bem que é meio um nada...mas um nada que funciona maravilhosamente bem. E tem a Ingrid Bergman no auge da beleza e fascínio. É um filme pequeno e redondo, desse que é uma beleza!

 
At 12:36 PM, Blogger MH said...

Quanto a Scarlet O Hara...bem a Márcia ama a Scarlet mais do que eu, mas entendo o seu fascinio, ela é E O Vento Levou...aliás, Vivien Leigh é Scarlet O Hara.

 
At 12:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Incluiria ainda a excelente comédia Ninotchika com o mito Greta Garbo em seu único papel cômico nos filmes. ela tinha um humor sueco maravilhoso.

Assassinos com Ava Gardner e Burt Lancaster é um policial Noir maravilhoso também! Cheio de reviravoltas e uma deslumbrante mulher fatal. A direção deste filme é magnífica!

Laura é outro grande filme Noir! Com a bela Gene Tierney e uma intensa atmosfera de mistério! Vale muito conferir!

E tem os épicos, Ben-Hur e Spartacus, dois grandes filmes que marcaram a história do cinema!

 
At 2:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Sinto que esse tópico deu merda...

 
At 11:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Deu merda mesmo, cara! Hahahahahaha!
Mas continuo esperando o top 10 de Bruno!

 
At 11:28 AM, Anonymous Anonymous said...

E ainda digo mais...shit happened!
hehehehehe
Bom, os meus top 10, sem ordem de preferência...

O Poderoso Chefão
A Vida de Brian
Três Homens em Conflito
Meu Ódio Será sua Herança
Tempos Modernos
2001
Apocalypse Now
Ben-Hur
Chinatown
M.A.S.H.

 
At 8:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu colocaria Testemunha de Acusação,Imitação da Vida,A um passo da eternidade,Adorável Vagabundo,E tantos outros!

 

Post a Comment

<< Home